Via Sinistrae
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Wicca

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Ter Dez 06, 2011 3:10 pm

;~; O Cherto me sacaneou disse que eu sou wicca buaaaaaaaaaa....
MAGGOBRANCO escreveu:Caramba!!! Tu se superou com esse tópico, Lucrécia!!!
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Sex Dez 09, 2011 8:40 pm

Período de dedicação


Na wicca existe um período na vida do magista em que ele passa por provações, segundo a crença, da Deusa. Esse marco é chamado Período de Dedicação ou Noite Escura da Alma e entre outras atribuições, serve para nomear os sacerdotes e sacerdotisas do templo.
O período de dedicação possui dois aspectos: o período de testes e o período de rompimentos. No período de testes o futuro sacerdote ou sacerdotisa irá passar por provações tanto nas questões pessoais quanto nas questões mágikas. Acredita-se que nesse período o magista passará por infortúnios do plano físico que tentarão impedí-lo de se proteger das ameaças e dos ataques do plano astral. Passada essa parte, vem o período de rompimento onde vários bruxos falham uma vez que não conseguem se despreender de certas concepções.

Já o período do rompimento é divido em três partes:

Rompimento Religioso - Onde o bruxo e o bruxa independente da religião que foi criada deve se despreender de vários conceitos como pecado, céu e inferno, mulher subjulgada, diabo e etc. Isso também diz respeito a fé do mago na magia, segundo a wicca você não deve acreditar que ela funciona, você deve ter PLENA CERTEZA disso.

Rompimento Social - Determinados comportamentos "normais" na sociedade atual, segundo a wicca não podem fazer parte da vida de um bruxo em hipótese alguma. Preconceitos de todas as formas, violência, fumo e bebida alcóolica em excesso, destruição da natureza, fanatismo de toda espécie e ganância desenfreada são alguns exemplos.

Rompimento Emocional - Na vida do futuro sacerdote, ele deve ser o símbolo máximo de fraternidade e amor ao próximo, logo ele deve primeiro se perdoar dos erros do passado, aceitar as conseqüencias de cabeça erguida e enfrentar possíveis retaliações além de perdoar seus inimigos e aceitar as pessoas como elas são e eliminar por completo a desconfiança natural do ser humano.

Todas essas servem para remover qualquer dúvida que o futuro sacerdote venha a ter sobre o caminho que resolveu seguir. Após todo esse trabalho e o período de dedicação o bruxo ou bruxa estará pronto para ser iniciado no sacerdócio e poderá a partir de então conduzir os ritos e festivais da religião da Deusa além de consagrar objetos mágikos e iniciar os mais novos na arte mágika (apenas a Grande Sacerdotisa pode iniciar os sacerdotes e sacerdotisas, esses só podem iniciar novos membros do coven).

Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Sex Dez 09, 2011 9:52 pm

Desmistificando a Wicca


Aqui, segue uma listinha de coisas que charlatães costumam pregar como certas nos covens mas que estão absolutamente fora dos protocolos de comportamento da wicca.

1 - Não existem ritos sexuais na wicca, essa prática começou a ser difundida após alguns vários falsos magos e magas fazerem uma errada interpretação do festival de Beltane. O que simplesmente ocorre as portas fechada entre a Grande Sacerdotisa e o Grande Sacerdote é somente simbólico, não existe contato sexual de fato entre ambos e nem com membros de hierarquias menores. As iniciações NÃO são feitas com ritos sexuais nem para o sacerdócio nem para os iniciantes.

2 - A wicca não prega o preconceito religioso contra os católicos. É expressamente proibido a um wiccano que tenha preconceito contra qualquer coisa que seja, desde opção religiosa até opção sexual ou cor da pele. Vários neo wiccanos hoje em dia pregam um ódio mortal a Igreja católica em específico por conta da Santa Inquisição. Se fosse esse o argumento, ciganos, índios, negrios, gays, judeus e vários outros grupos teriam muito mais motivos para odiarem e tacarem fogo no Vaticano do que qualquer pagão, afinal até hoje eles são discriminados. Logo, NÃO, ninguém tem direito de julgar NINGUÉM uma vez que os Celtas também dizimaram muitos povos na época das invasões bárbaras.

3 - Não se vendem acessórios "consagrados". Isso em qualquer lugar, religião e cultura. Ganhar dinheiro usando a imagem da Deusa para isso é considerado quase uma afronta aos ensinamentos da wicca.

4 - Para ser iniciado você precisa...SER INICIADO. Não existe essa de dois anos de estudo, a parte que diz que você não pode fazer ritos sem ser iniciado é justamente porque o iniciado começa a estudar a arte quando entra num coven.

5 - Consumo de drogas... nem preciso falar nada. Wiccano leigo: "Mas é natural!" Eu: "E faz mal pro corpo que a Deusa te deu, sem discussão".

6 - Um grupo hoje em dia que está causando uma grande polêmica para a wicca são os já conhecidos "posers". Vários adolescentes rebeldes que se revoltam com o cristianismo por alguma trivialidade e são abraçados por autores e grandes sacerdotes fajutos que colocam vários e vários conceitos errados nas cabecinhas vazias deles e os fazem sair repetindo isso e fazendo bobagem. Não confundam esse tipo de gente com um adepto da corrente wicca.

7 - Vegetarianismo. NÃO, NEM TODO WICCA PRECISA NECESSARIAMENTE SER VEGETARIANO. Se a própria Deusa é encarregada do equilíbrio natural do mundo, logo é culpa dela que os humanos precisem de carne para sua alimentação, quem gosta de ser vegetariano beleza, continue assim, mas nem todo mundo gosta (e as vezes nem pode) seguir essa dieta. Hábitos alimentares não tem nada a ver com a religião, exceto se ela fizer mal ao seu corpo (atenção povinho do fast food, vamos maneirar).

8 - É impossível mexer no clima com magia. Simples assim, seu grande sacertode NÃO FAZ CHOVER. Muitos falsários costumam pregar essa clássica mentira para atrair mais codeirinhos para o seu rebanho.

9 - Uma coisa...nada contra cultuar outros deuses, mas... quando foi dito que a Deusa tem várias faces não é bem nesse sentido. Temos que tomar cuidado a Deusa wiccana é uma, ela é uma mãe amorosa que vai te dar bronca se você fizer besteira, ao contrário de Hécate que vai te ferrar se você perturbá-la a troco de nada. Misturar deusas de outros panteões sem entender a sua verdadeira natureza comportamental é um erro muito grande. A Deusa Mãe só pode ser associada a Deusas com caráter totalmente materno para com seus seguidores.

10 - É TERMINANTEMENTE CONTRA TODOS OS PRECEITOS DA WICCA sacrificar animais e consagrar objetos com sêmem. Sangue e sêmem não são usados em nenhum rito da wicca, por carregarem muita da assinatura energética de seus donos o que influenciaria no ritual e não existem ritos wicca que usem esse tipo de energia. A única energia usada nos ritos são da Deusa Mãe e seus aspectos naturais (da Lua por exemplo).
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty bem,

Mensagem  Convidad Dom Dez 18, 2011 8:37 am

Nossas visões e estudos diferem um bocado.
Mas não é nada pessoal e nem nada que cause problema, afinal, divergênia serve para aperfeiçoamento Smile

Quanto a sacrifício, sangue e contato sexual, existem muitas dessas coisas entre os tradicionais wiccanos, que, aliás, não consideram Scott C. nem de longe wiccano, simplesmente por ele ser um auto-iniciado.

Mas enfim, prefiro não criar um grande debate sobre wicca, visto que não creio que isso possa ter alguma utilidade, além de uma dor de cabeça rs

Quem gostar do tema, boa sorte e bons estudos, quem não quiser, no caso, como eu, que pelo menos não atrapalhe Smile

Não to aborrecido, é que pela experiência, sei o resultado rs

abs

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Seg Dez 19, 2011 2:05 am

Ah normal... um montão de gente não gosta nem de wicca nem do pobre do Scott... ele é um cara legal, escreve direitinho e tem boas idéias hehehe... eu só postei nesse caso essas coisas, por que tem MUITO charlatão que usa isso pra enganar adolescentes sem muita coisa na cabeça. Trágico...

Shamash Lykaion escreveu:Nossas visões e estudos diferem um bocado.
Mas não é nada pessoal e nem nada que cause problema, afinal, divergênia serve para aperfeiçoamento Smile

Quanto a sacrifício, sangue e contato sexual, existem muitas dessas coisas entre os tradicionais wiccanos, que, aliás, não consideram Scott C. nem de longe wiccano, simplesmente por ele ser um auto-iniciado.

Mas enfim, prefiro não criar um grande debate sobre wicca, visto que não creio que isso possa ter alguma utilidade, além de uma dor de cabeça rs

Quem gostar do tema, boa sorte e bons estudos, quem não quiser, no caso, como eu, que pelo menos não atrapalhe Smile

Não to aborrecido, é que pela experiência, sei o resultado rs

abs
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Sadogami Seg Dez 19, 2011 5:35 pm

Essas datas não são confiáveis, mas é um bom texto, cada cultura tem um calendário de acordo com seus costumes, no ocidente os meses são arredondados para caberem no ano solar(365dias), em outras são arredondados para caberem nas estações, outros matem os meses com sua variações lunares mesmo que fim do ano fique no meio do mês. Dependendo do lugar, por causa de sua circunferência e inclinação, e a variação de distancia do sol durante o período de um ano, as luas podem ficar mais longas ou mais curtas. Muitas dessa datas estão relacionada com tal lua(dia) de tal faze de tal mês(ciclo próximo de 29,5dias com variações) de tal estação, podendo várias semanas quando transferido para nosso calendário. No ocidente temos a páscoa que é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera, o que leva a varias de data em um calendário de dias fixos não lunares, em um calendário lunar o primeiro domingo após a lua cheia de primavera é sempre o mesmo. Na roma antiga todo mês começava com uma lua nova, a lua cheia surge entre o 12º~16ºdia(termino da 2ªsemana e começo da 3ª) o próximo domingo(páscoa) é fácil deduzir ser o primeiro dia da quarta semana(21ºdia) não importa o ano.

Sadogami
Novato
Novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Seg Dez 19, 2011 10:34 pm

Bom...por acaso o calendária wicca é (ou pelo menos tenta) ser fiél ao calendário irlandês medieval, uma adaptação pros dias de hoje cairia bem...mas eu não faço as regras e menos ainda tenho voz ativa nesse tipo de religião (eu não sou wicca só pra constar xD).
Sadogami escreveu:Essas datas não são confiáveis, mas é um bom texto, cada cultura tem um calendário de acordo com seus costumes, no ocidente os meses são arredondados para caberem no ano solar(365dias), em outras são arredondados para caberem nas estações, outros matem os meses com sua variações lunares mesmo que fim do ano fique no meio do mês. Dependendo do lugar, por causa de sua circunferência e inclinação, e a variação de distancia do sol durante o período de um ano, as luas podem ficar mais longas ou mais curtas. Muitas dessa datas estão relacionada com tal lua(dia) de tal faze de tal mês(ciclo próximo de 29,5dias com variações) de tal estação, podendo várias semanas quando transferido para nosso calendário. No ocidente temos a páscoa que é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera, o que leva a varias de data em um calendário de dias fixos não lunares, em um calendário lunar o primeiro domingo após a lua cheia de primavera é sempre o mesmo. Na roma antiga todo mês começava com uma lua nova, a lua cheia surge entre o 12º~16ºdia(termino da 2ªsemana e começo da 3ª) o próximo domingo(páscoa) é fácil deduzir ser o primeiro dia da quarta semana(21ºdia) não importa o ano.
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Andarilho do Horizonte Ter Dez 20, 2011 12:19 am

Lucrécia,

louvável sua paciência e seu trabalho ao reunir tanto material, embora já tenham feito críticas óbvias a ele eu vou tentar não ficar repetindo.

Na minha visão a Wicca é uma pseudo religião ( que na minha visão não cumpre sua função no propósito de religare, portanto não merece o título de religião) extremamente desequilibrada ( portanto não cumprindo seu propósito) muito voltada ao feminino e abandonando o masculino a seu princípio reprodutor apenas. Algo imperdoável a qualquer buscador de um equilíbrio sadio.

Aqueles que se auto denominam pagãos, estão na verdade reafirmando o domínio judaico-cristão, já que cada religião tem sua própria nomenclatura, então, auto-denomine-se o que quiser, mas se auto-proclamar pagão é afirmar-se crente no cristianismo.

Os dados históricos ( e eu diria até mitológicos) dessa matéria estão bem fora do correto, isso já foi comentado e não vou meprolongar.

O calendário lunar é obviamente fajuto, não desmerecendo sua pesquisa, mas quem fez isso só juntou um monte de datas de várias religiões( que eu duvido que estejam todas corretas) e colocou um nome lunar no mês.

Dizer que na Wicca( que segundo eles vem das religiões celtas) não tem uso de sacrifício de sangue e semêm é sacanagem... os xamãs e druidas praticavam sim seu estilo demagia sexual e de sacrifícios, é querer florear d+ essa doutrina não?

Bem, não vou ficar chutando cachorro mortoaqui... espero que algo que disse seja produtivo a alguém.

Abç
Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Ter Dez 20, 2011 12:30 am

Druidas são uma coisa, xamãs são outra e wicca outra completamente diferente. Não tô defendendo mas SIM wicca É uma religião absurdamente floreada xD Como vive reclamando o Cherto, a wicca não reconhece o mal como algo natural. É inclusive bem xiita quanto a isso, eles tiraram muita coisa que haviam nos ritos do povo celta (como sacrifícios COM TORTURA) e quiseram SIM colorir a cultura celta como algo lindo e fofinho e sem matança. Então, não é absurdo dizer que eles não usam magia sexual e nem sacrifícios... lamento, eu não faço as regras gente. xD

Mas só pra deixar claro, já que todo mundo aqui deu a opinião sobre a wicca, eu vou dizer o que e concluí depois de um bocado de estudo: A WICCA É UMA MISTUREBA DE UM MONTE DE RITOS MAIS LEVES DE UM MONTE DE RELIGIÕES QUE FOI CRIADA NUMA ÉPOCA QUE TINHA NEGO QUE QUERIA SAIR DO CONCEITO DE "PECADO" DA VISÃO CRISTÃ E NÃO SE SENTIA CONFORTÁVEL ACEITANDO UM SÓ DEUS. ENTÃO, SIM, NÃO TEM NADA DE MAL ALI, NEM SACRIFÍCIO, NEM RITO SEXUAL, NEM RITUAL PRA DINHEIRO...NADA ELES PEGARAM O MÍNIMO SAUDÁVEL DE FESTIVAIS IRLANDESES ANTIGOS DERAM UMA MODIFICADA E PRONTO. NÃO É FLOREAR, A WICCA É FLOREADA NEGO NÃO VÊ MALDADE NO MUNDO SIMPLESMENTE PORQUE É O TIPO DE RELIGIÃO QUE PREGA UM MUNDO COR DE ROSA. ESSA É A ESSENCIA DA WICCA, SÓ ISSO.

Conclusão: Não adianta criticar, a religião não vai mudar porque a gente acha que tá errado. Eu CONCORDO com vocês em quase tudo, mas eu só coloquei esse tópico aqui para fim de curiosidade...SÓ, eu não vou ensinar wicca pra ninguém e menos ainda tentar converter ou fazer o povo aceitar o modo de visão deles...só expliquei como essa turma vê o mundo. Simples assim...

Andarilho do Horizonte escreveu:Lucrécia,

louvável sua paciência e seu trabalho ao reunir tanto material, embora já tenham feito críticas óbvias a ele eu vou tentar não ficar repetindo.

Na minha visão a Wicca é uma pseudo religião ( que na minha visão não cumpre sua função no propósito de religare, portanto não merece o título de religião) extremamente desequilibrada ( portanto não cumprindo seu propósito) muito voltada ao feminino e abandonando o masculino a seu princípio reprodutor apenas. Algo imperdoável a qualquer buscador de um equilíbrio sadio.

Aqueles que se auto denominam pagãos, estão na verdade reafirmando o domínio judaico-cristão, já que cada religião tem sua própria nomenclatura, então, auto-denomine-se o que quiser, mas se auto-proclamar pagão é afirmar-se crente no cristianismo.

Os dados históricos ( e eu diria até mitológicos) dessa matéria estão bem fora do correto, isso já foi comentado e não vou meprolongar.

O calendário lunar é obviamente fajuto, não desmerecendo sua pesquisa, mas quem fez isso só juntou um monte de datas de várias religiões( que eu duvido que estejam todas corretas) e colocou um nome lunar no mês.

Dizer que na Wicca( que segundo eles vem das religiões celtas) não tem uso de sacrifício de sangue e semêm é sacanagem... os xamãs e druidas praticavam sim seu estilo demagia sexual e de sacrifícios, é querer florear d+ essa doutrina não?

Bem, não vou ficar chutando cachorro mortoaqui... espero que algo que disse seja produtivo a alguém.

Abç
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Convidad Dom maio 27, 2012 2:42 pm

....


Última edição por ocult em Ter Set 18, 2012 12:31 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Lucrécia Dom maio 27, 2012 3:10 pm

Sobre a questão do Sincretismo


Sobre a questão do Sincretismo, a maioria dos wiccanos modernos pensa que Bruxaria e Wicca são a mesma coisa e não é. Bruxaria é um sistema mágico de baixa magia enquanto a Wicca é uma religião. Bruxas na idade Média cultuavam tanto Hécate quanto Belzebub, sem essa de "Deus e Deusa", elas escolhiam a quem cultuar e ponto final. A noção da dualidade e do sagrado feminino veio com o Reconstrucionismo das religiões da atual Grã-Bretanha com um toque de quase todos os panteões e ritos da era Pré-Medievais.

O que não se é entendido na wicca são os aspectos da Deusa Trina como um GRUPO e não como elementos separados. O que dá a margem para vários sincretismos absurdos é essa visão separatistas das faces da Deusa. Vamos analisar cada parte primeiramente e entender como todas estão relacionadas entre si:

A Jovem - A pureza não só nos atos como na própria energia. Esse aspecto da Deusa constitui na vontade pura, o real desejo com ausência de malícia. Pode-se dizer que inclusive é um aspecto um tanto o quanto "animal" da Deusa.

A Gestante - A face da mãe que a todos acolhe. Aquela que não escolhe dentre seus filhos um predileto e que sabe apontar os líderes com total imparcialidade. A essa face, juntamos a primeira e temos uma Deusa que mataria por seus filhos como qualquer fêmea faria (ou deveria fazer).

A Anciã - O Aspecto do conhecimento e da experiência de Eras. Na wicca, essa é a faceta mais usada para fazer comparações absurdas ignorando todas as outras faces, como os sincretismos com Lilith e Hécate. A Anciã SEMPRE anda de mãos dadas com os outros dois aspectos, sendo assim uma mãe sábia, experiente, amorosa, guerreira e zelosa.

Entendendo os três aspectos e o porquê estão tão interligados, o número de "faces" da Deusa é reduzido a menos da metade. Apenas Deuses MÃES podem ser devidamente sincretisadas com a Deusa, um exemplo clássico é Ísis, a senhora da Magia no Egito Antigo ou mesmo Gaia na cultura grega que se arriscou indo contra seu marido para salvar seu filho. Existem ainda diversas deusas que podem ser consideradas faces da Deusa, mas ainda são muito ofuscadas pelo brilho das falsas facetas.
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Wicca - Página 2 Empty Re: Wicca

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos