Via Sinistrae
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Athame

3 participantes

Ir para baixo

Athame Empty Athame

Mensagem  Lucrécia Sex Dez 23, 2011 10:30 pm

Athame Athame

O punhal/athame é uma faca ritualística com cabo preto e lâmina de fio duplo, tradicionalmente gravada ou cunhada com vários símbolos mágicos e astrológicos. Representa o antigo e místico elemento ar, símbolo da força da vida, e é usado pelos bruxos para traçar círculos, exorcizar o mal e as forças negativas, controlar e banir os espíritos elementais, guardar e direcionar a energia durante os rituais. Utiliza-se o punhal com cabo branco (bolline) somente para cortar varetas, colher ervas para magia ou para cura, esculpir a tradicional lanterna de Samhain e gravar runas e outros símbolos mágicos em velas e talismãs. Simboliza a força, o poder, vitória e superação.

É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só. O athame é um punhal de dois gumes, usado na magia cerimonial. Ele é utilizado para traçar o Círculo Mágico ou emblemas mágicos no ar, para direcionar a energia e para controlar e banir espíritos.

As origens da palavra athame foram perdidas na história. Alguns dizem que possa ter vindo de 'A Chave de Salomão' (1572) que se refere à faca como arthana, enquanto outros afirmam que athame vem da palavra árabe al-adhamme ("letra de sangue"), que se refere a uma faca sagrada usada na tradição mourisca. Em qualquer um dos casos, há manuscritos datados do século XI que abordam o uso de facas rituais na Magia. O uso de uma faca sagrada em ritos pagãos é bastante antigo. Há um desenho de um vaso grego datado de aproximadamente 200 a.c. que mostra duas bruxas nuas tentando invocar os poderes da Lua para a sua magia. Uma delas está segurando uma varinha e a outra segura uma pequena espada. O Athame atualmente também é utilizado para representar o aspecto masculino da divindade e como um símbolo da vontade. As(os) bruxas(os) só usam seus Athames em rituais e feitiços, mas outros acreditam que, quanto mais for usado o Athame (mesmo em situações cotidianas), mais poderosa ela se torna.

O athame também é usado na confecção de varinhas. Para isso, é necessario um athame de cabo branco (Boline). Esse costume era muito usado na antiga cultura celta. As varinhas também são usadas para se direcionar a magia com mais precisão .O ATHAME é um punhal ritualístico de fio duplo sem corte, utilizado para absorver, potencializar e direcionar energias em RITUAIS . Normalmente usado para traçar o círculo mágicko e desse modo afastar qualquer tipo de energia ou ser ESPIRITUAL que possa atrapalhar o ritual. Representa o elemento AR , e é utilizado na celebração simbólica do Grande Rito, ao ser mergulhado no cálice sagrado. Tradicionalmente possui o cabo preto, porém pode possuir outras cores. É comum ter gravados em sua lâmina ou cabo símbolos e selos mágickos.

Em uma jóia da Roma Antiga, há a figura de Hécate na forma tripla, onde seus três pares de braços seguram os símbolos de uma tocha acesa, um açoite e uma adaga mágica. Uma xilogravura que ilustra a história de Gentibus Septenbrionalibus de Olaus Magnus, publicada em Roma em 1555, mostra uma bruxa controlando alguns fantasmas, brandindo um athame em uma mão e um punhado de ervas mágicas na outra. O mais curioso é como o uso do athame tem sido encontrado em mitos de lugares tão distantes.

O athame geralmente tem cabo mais escuro, não necessariamente preto, e preferencialmente de madeira (por ser mais natural). Cabe a você decidir o que é mais correto em suas práticas pessoais, nesse sentido. Historicamente, o athame tem o cabo preto para fins de segurar a energia, mas não há nenhuma regra para isso; o importante é voce se identificar com ele. É necessária a empatia com o utensílio.



Última edição por Lucrécia em Qua Jan 25, 2012 9:03 pm, editado 2 vez(es)
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Athame Empty Re: Athame

Mensagem  Andarilho do Horizonte Sex Dez 23, 2011 11:39 pm

Sinceramente, considero o conceito e a vibração dessa ferramenta tão deturbado pela Wicca, que prefiro gastar o triplo do que gastaria comprando um, comprando uma espada de qualidade duvidosa simplesmente por que sei que minha mente( minha maior ferramenta) irá considerar o athame furada.

Lê-se no texto em usar uma Arma mágica como ferramenta cotidiana no seu dia-a-dia! Fala sério.

Lucrécia, o fim do texto está com umas frases repetidas, só editar que resolve. Mas foi um bom texto explicativo, obrigado por compartilhar.
Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Athame Empty Re: Athame

Mensagem  Lucrécia Sex Dez 23, 2011 11:57 pm

;~; Não tô achando as frases repetidas, help!
Andarilho do Horizonte escreveu:Sinceramente, considero o conceito e a vibração dessa ferramenta tão deturbado pela Wicca, que prefiro gastar o triplo do que gastaria comprando um, comprando uma espada de qualidade duvidosa simplesmente por que sei que minha mente( minha maior ferramenta) irá considerar o athame furada.

Lê-se no texto em usar uma Arma mágica como ferramenta cotidiana no seu dia-a-dia! Fala sério.

Lucrécia, o fim do texto está com umas frases repetidas, só editar que resolve. Mas foi um bom texto explicativo, obrigado por compartilhar.
Lucrécia
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Athame Empty Re: Athame

Mensagem  Andarilho do Horizonte Sáb Dez 24, 2011 1:52 am

Lucrécia escreveu:;~; Não tô achando as frases repetidas, help!

Terceiro parágrafo, terceira linha " O uso de uma faca sagrada em ritos pagãos é bastante antigo. Há um desenho de um vaso grego datado de aproximadamente 200 a.c. que mostra duas bruxas nuas tentando invocar os poderes da Lua para a sua magia. Uma delas está segurando uma varinha e a outra segura uma pequena espada." . A mesma frase aparece no Penúltimo parágrafo, primeira e segunda linhas.
Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Athame Empty Olá Lucretia,

Mensagem  deletado Sex Out 26, 2012 1:36 pm

achei bem interessante que haja informações variadas sobre a famosa adaga ritual, principalmente sobre a citação do 'Adh'hamme' e, apenas acrescento que o sécto feiticeiro que faz uso do Adh'amme são do Marrocos e que seus encontros são chamaos de "Ocasião Poderosa" (Az-zabbat) que são conduzidas por um homem de preto o qual eles chamam de "Dhu'l-qarnen", literalmente "Aquele de dois chifres" (Two-horned one).

Só não concordo chamar a Faca de cabo branco (ou a Faca de trabalho) como "Athame branco".

Tirando a parte da Wicca e das atribuições que inventaram para o Athame (Arthana ou similares), gostei de ver as atribuições dadas aqui. Smile

abs

deletado
Entendedor da Arte

Mensagens : 197
Data de inscrição : 25/10/2012
Localização : nao interessa

Ir para o topo Ir para baixo

Athame Empty Re: Athame

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos