Via Sinistrae
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan)

2 participantes

Ir para baixo

Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan) Empty Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan)

Mensagem  Lucrezia Rottenstern Sex Mar 16, 2012 2:59 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Bom,esta é só uma resenha sobre o assunto. Como eu não faço parte desta corrente filosófica, vou evitar aprofundar-me por demasiado deixando par aos membros que simpatizarem com esta crença o direito de postarem complementos sobre a mesma. Mas como a área de satanismo do forum anda meio as moscas,começarei com esta vertente justamente por ser a "ovelha negra das ovelhas negras". Pois mesmo os satanistas que se auto dominam "tradicionais" abominam tal corrente filosófica. A meu ver,desnecessariamente. A Church of Satan não é nenhum bicho de sete cabeças (sem trocadilhos) maior que a Thelema ou outra ordem qualquer que pregue o livre arbítrio. E nem tão poser quanto os ditos satanistas "tradicionais" atuais, com exceções que conto nos dedos de uma das mãos. E sobram dedos. (É... muita gente vai me CRUCIFICAR de ponta cabeça por isso. Mas não estou contando nenhuma mentira...)Enfim,vamos lá.

Anton Szandor LaVey (Nome real: Howard Stanton Levey) nasceu na Chicago em 11 de Abril de 1930 e morreu em São Francisco em 29 de Outubro 1997, possuía ascendencias Romenas e Alemãs. Sua história é bem fantasiada em vários pontos,mas em sua biografia é curioso o fato de seus vários empregos bem incomuns e todos voltados para a arte. Ele já foi fotógrafo forense e domador de feras em circos. Duas profissões nada convencionais e para pessoas come stomago um tanto o quanto forte. Mas foi como um simples pianista de bar que ele teve o seu momento "brilhante".

Lavey tocava em uma igreja local pelas manhãs e também a noite como pianista de um strip club. O trecho retirado da bíblia satanica ilustra os motivos que levaram ao surgimento da COS

"No Sábado à noite eu via homens que desejam as garotas seminuas que dançavam no parque, e no domingo pela manhã quando eu estava tocando órgão para a barraca dos evangelistas no outro extremo do parque, eu via estes mesmos homens se sentarem nos bancos da igreja com suas esposas e filhos, pedindo para que Deus os perdoasse e os limpá-se de seus desejos carnais. E na próxima noite de sábado eles sempre voltavam para nossas meninas ou para algum outro local de indulgências”.

“Eu soube então que a Igreja Cristã prospera em hipocrisia, e a natureza carnal daquele homem sempre existirá!”.


Em uma noite de Abril de 1966, durante o Walpurgisnacht (exatamente após 6 meses do halloween,dia 30 de Abril. Comemorado na primavera nos países do Norte Europeu. Envolve musicas,danças e oferendas a deuses) ele decidiu raspar sua cabeça e dar início a saga da Igreja de Satan, pela necessidade crescente de uma Igreja que pregasse a indulgencia a carne e a realização dos desejos por parte de seus membros.

Os dogmas da tal COS eram até que muito bem fundamentados. Segundo Lavey Satan não seria uma entidade. Ele seria uma força motora e de ação e movimento (aproximadamente a descrição do Orixá Exu quando analisamos de perto...). Satan estaria presente no Interior do próprio Satanista e cada atitude de indulgencia seria uma forma de alegrar este deus interior.
Por ser o portador de seu Deus, toda adoração,ritualistica e adoração de um satanista "Laveyniano" seriam obviamente dirigidas a si mesmo.
Os Deuses seriam nada mais do que uma projeção feita pelo homem de suas próprias divindades interiores. Uma forma de compreender o interior colocando para fora. Um espelho do homem.
Graças a uma declaração equivoca de Peter H. Gilmore (atual líder após a morte de lavey) os adeptos desta filosofia terminaram taxados como "ateus disfarçados" ou humanistas fingindo serem ocultistas. Uma das razões para a rixa entre "tradicionais e modernistas".

"Os satanistas não acreditam no sobrenatural, nem em Deus e nem no Demônio. Para o satanista, ele é seu próprio Deus. Satã um símbolo do homem vivendo da forma como dita sua natureza carnal e magnífica. A realidade por trás de Satã é simplesmente a força obscura e evolucionária da entropia que permeia toda a natureza e dá os meios para a sobrevivência e propagação inerente a todas as coisas vivas. Satã não é uma entidade consciente a ser adorada, mas uma reserva de poder dentro de cada ser humano para ser tomada à vontade. Assim, qualquer conceito de sacrifício é rejeitado como uma aberração cristã — no Satanismo não há divindades por quais se sacrificar."
-Peter H. Gilmore

Em verdade,Lavey nunca disse isso,pelo contrário! Uma das leis satanicas citadas por ele diz que "menosprezar o sobrenatural após ter se beneficiado dele, faz com que se perca o obtido". Parece que colocaram palavras na boca de um defunto.

A filosofia da Igreja de Lavey foi a coisa que mais me agradou e me valeu ao adquirir meu exemplar da Bíblia Satânica. É de fato uma filosofia muito boa,e que se fosse seguida por alguns "satanistas tradicionais" (não,não citarei nomes - mas eles sabem quem são) ou até por alguns ocultistas em geral, talvez a cena fosse melhor hoje em dia. A base filosofica seria:

As Nove Declarações Satânicas

1-Satã representa indulgência ao invés de abstinência!
2-Satã representa a existência vital ao invés de sonhos espirituais fantasiosos!
3-Satã representa sabedoria pura ao invés de auto-ilusão hipócrita!
4-Satã representa bondade para quem a merece ao invés de amor desperdiçado aos ingratos!
5-Satã representa vingança ao invés de virar a outra face!
6-Satã representa responsabilidade para o responsável ao invés de dar atenção a vampiros espirituais!
7-Satã representa o homem como outro animal, algumas vezes melhor, mas geralmente pior do que aqueles que caminham sobre quatro patas, e que, por causa de seu "desenvolvimento espiritual e intelectual", tornou-se o animal mais maligno de todos!
8-Satã representa todos os chamados pecados, desde que eles levem à gratificação física, mental ou emocional!
9-Satã tem sido o melhor amigo que a Igreja já teve, já que é ele que tem cuidado de seus negócios por todos esses anos!

As Onze Regras Satânicas da Terra
1-Não dê opiniões ou conselhos a menos que alguém os peça.
2-Não conte seus problemas aos outros a menos que você esteja certo de que eles estão dispostos a ouvi-los.
3-Quando no lar de alguém, demonstre respeito, caso contrário não vá lá.
4-Se um convidado em seu lar lhe irrita, trate-o com crueldade e sem piedade.
5-Não avance sexualmente a menos que lhe seja dado um sinal positivo.
6-Não pegue algo que não lhe pertença, a menos que seja um fardo para a outra pessoa e ela peça para ser livrada dele.
7-Esteja ciente do poder da mágica se você a empregou com sucesso para obter seus desejos. Se você negar o poder da mágica após tê-la utilizado, perderá tudo o que obteve.
8-Não concorde com nada com o que você tenha que se submeter.
9-Não faça mal a crianças pequenas.
10-Não mate animais não-humanos a menos que seja atacado, ou para comer.
11-Ao andar em território aberto, não perturbe ninguém. Se alguém lhe perturbar, peça para parar. Se ele não parar, destrua-o.

Ok,de tudo estas 11 aí me chamaram mais atenção que tudo. Basicamente se resumem a "Não seja um pedofilo/estuprador,não seja ofensivo sem necessidade,respeite a casa alheia e cuide da sua maldita vida e deixe a minha em paz".

Os Nove Pecados Satânicos
Estupidez — Está no topo da lista dos pecados satânicos, sendo o principal pecado do Satanismo. É uma pena a estupidez não ser dolorosa. Uma coisa é ignorância, mas nossa sociedade incentiva a estupidez. Isso tem a ver com as pessoas indo onde quer que lhes é dito para ir. A mídia promove a estupidez como uma postura cultivada que não só é aceitável, como é louvável. Os satanistas precisam aprender a enxergar através do que lhes é dito e não concordarem em agirem como estúpidos.
Pretensão — Uma postura vazia pode ser muito irritante e não aplica as principais regras da Magia Inferior. Está em pé de igualdade com a estupidez por manter o dinheiro circulando nos dias de hoje. Cada um é levado a se sentir como um fardo pesado, tendo dinheiro ou não.
Solipsismo — Projetar suas reações, respostas e sensibilidades em alguém é provavelmente bem menos responsável que você pode ser muito perigoso para os satanistas. É o erro de esperar que as pessoas lhe deem a mesma consideração, cortesia e respeito que você naturalmente as dá. Elas não darão. Ao invés disso, os satanistas precisam concentrar suas energias para aplicar o ditado "faça com os outros o que eles fazem com você". Dá trabalho para a maioria de nós e requer constante vigilância, mas lhe tira a ilusão confortável de que todos são como você. Como dito, certas utopias seriam ideais em uma nação de filósofos, mas infelizmente (ou talvez felizmente, de um ponto de vista maquiavélico) estamos bem distantes disso.
Auto-ilusão — Consta nas "Nove Declarações Satânicas", mas merece ser repetido aqui. É outro pecado principal. Não podemos nos curvar a quaisquer das vacas sagradas que nos são apresentadas, incluindo os papéis que esperamos desempenhar. A única ocasião onde a auto-ilusão é bem-vinda é por diversão, e com cuidado. Mas neste caso, não é auto-ilusão!
Conformismo de massa — É óbvio do ponto de vista satanista. Não há problema com os desejos de alguém, desde que eles os beneficie. Mas apenas os tolos seguem o bando, deixando uma entidade impessoal lhe dizer o que fazer. A chave é escolher um mestre sabiamente, ao invés de ser escravizado pelos caprichos de muitos.
Falta de perspectiva — Novamente, esta pode trazer grande dor para o satanista. Você jamais deve perder a visão de quem e o que você é, e que ameaça pode ser, por sua própria existência. Estamos fazendo história agora e a todo momento, todos os dias. Sempre tente manter uma ampla visão histórica e social na mente. Esta é uma importante chave tanto para a Magia Inferior quanto para a Magia Superior. Veja os padrões e encaixe as coisas se você quer que as peças fiquem em seus devidos lugares. Não se abale pelas impressões da massa: tenha consciência de que você está trabalhando em um outro nível, além do resto do mundo.
Negligência da ortodoxia do passado — Esteja alertado que esta é uma das chaves para a lavagem cerebral das pessoas de modo a aceitar algo diferente e novo, quando na realidade é algo que já foi aceito mas agora é apresentado numa nova embalagem. Deliramos com a genialidade do suposto criador e esquecemos do original. Isto forma a sociedade alienada.
Orgulho contraprodutivo — Esta segunda palavra é importante. Orgulho é bom até a hora em que você começa a jogar o bebê fora junto com a água da banheira. A regra do Satanismo é: se funciona para você, ótimo. Quando para de funcionar para você, quando você está no canto da parede e a única saída é dizer "sinto muito, cometi um erro, desejo que possamos nos ajustar de algum modo", então o faça.
Falta de estética — Esta é a aplicação física do fator de balanceamento. Estética é importante na Magia Inferior e deve ser cultivada. É óbvio que ninguém pode ganhar dinheiro fora dos padrões clássicos de beleza e forma na maior parte do tempo, sendo assim desencorajados na sociedade consumista; mas uma atenção para a beleza, para o balanceamento, é uma ferramenta satanista essencial e precisa ser aplicada para a maior eficácia mágica. Não é o que é supostamente prazeroso: é o que realmente é. Estética é algo pessoal, reflete a natureza individual, mas existem configurações universalmente agradáveis e harmoniosas que não devem ser negadas.

Bom,é isso até agora. Amanhã postarei mais aqui sobre o Satanismo de Lavey, já que muita cagada é dita sobre ele. Julga-se muito mas fala-se pouco. 90% eu diria que é conversa de bar. Para quem LEU a bíblia satânica sabe do que estou falando.
Para um ocultista,julgar algo sem compreender é no mínimo patetico.
Mas ainda tem a parte da filosofia desta religião que não me agrada e que me fez discordar dela ao conhece-la e preferir outros caminhos que mais me agradaram.

Mas convenhamos.... até os preceitos lidos, Lavey não falou nenhuma inverdade ou deu um conselho errôneo... mas vou deixar que usem seus cérebros por si e analisem bem.

Até a próxima.
Lucrezia Rottenstern
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 103
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan) Empty Re: Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan)

Mensagem  Lord Drackul Dom Mar 18, 2012 6:04 pm

Hmm... eu realmente gosto de certos pontos da doutrina de LaVey, só não concordo com uma coisa ou outra e também acho ela meio... incompleta, meio... espiritualmente vazia. Mas isso é só uma opinião.

Lord Drackul
Descobridor dos Caminhos
Descobridor dos Caminhos

Mensagens : 37
Data de inscrição : 21/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan) Empty Re: Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan)

Mensagem  Lucrezia Rottenstern Dom maio 13, 2012 11:18 pm

Bom, finalizando esta peça, vamos a um rápido resumo sobre o sistema mágicko - a "Engrenagem defeituosa" do sistema do Satanismo Modernista de Lavey, e justamente a parte que me decepcionou ao ler o tomo "Bíblia Satânica".

Segundo a CoS, o sistema de magia consistiria de 3 ferramentas: A compaixão, a Destruição e o Sexo. Cada uma delas trabalhada em uma determinada situação correspondente. A compaixão seria para auxilio de outra pessoa, destruição fala por si só, e o sexo para gerar energia canalizada a um intento.

Outro ponto que eu acho falho são as evocações em Enochiano "Satânico". Não sei se são funcionais, então eu pessoalmente não confio. Mas se alguém conhecer a fundo, sinta-se livre para comentar sobre o assunto.

Os altares, símbolos, aparatos mágikos seriam totalmente obrigatórios para "despertar" no praticante os seus "demonios" interiores (como já foi dito, nesta corrente os demonios são meros reflexos da psiquê humana). Sendo entidades internas, esses aparatos teriam a função de exteriorizar este microcosmos... até aí é interessante. Mas o "psicodrama" é tanto que beira o patético. A coisa passou a ficar ridícula com a necessidade de teatros cada vez mais elaborados, chegando ao cúmulo da fantasia de diabinho ritualística.
Aí a coisa toda desandou. A mídia e o teatro passaram a engolir a CoS, e esta se perdeu em intenção e em tudo o mais. Marilyn Manson (apesar de eu curtir a música, ele é assumidamente agnóstico e não tem nada de satanico) foi considerado Papa da igreja de Satan, mas recusou o cargo oficialmente e o mesmo passou a King Diamond - este apesar de ser um fanático ocultista e satanista, foi uma péssima escolha, pois foi feita baseada em um visual.
Atualmente a igreja de satan passou ao conselho dos 9 e a diretoria a filha de Anton.

A quem interessar, eles ainda tem um website com filiação, basta procurar. Apesar da interessante filosofia, eu não aconselho isso a quem queira ir a fundo no ocultismo como prática mágika e evolução espiritual. Lavey é puramente carnal, aqui e agora.
Ainda assim Anton Lavey foi inspiração e base para muitas correntes filosóficas atuais, ainda que elas neguem. Algumas inclusive, se aperfeiçoaram e tornaram-se mais sérios e menos teatrais.
Uma ultima curiosidade, é o preconceito relativo ao satanismo moderno por parte dos "tradicionalistas" presente aqui no Brasil. É interessante a intolerância ao mesmo, enquanto o Brasil ainda engatinha no quesito "Satanismo". Enquanto isso, no exterior abarrotado por ordens e mais ordens e correntes e tradições, a CoS é vista como uma base filosófica totalmente válida, e uma "entrada" ao ocultismo na vida de muitos dos Satanistas tradicionais (ao menos nos círculos que eu pude avaliar lá de fora).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Lucrezia Rottenstern
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 103
Localização : Iceland

Ir para o topo Ir para baixo

Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan) Empty Re: Satanismo Moderno (Ou a Church of Satan)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos