Via Sinistrae
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algo interessante sobre tarot

3 participantes

Ir para baixo

Algo interessante sobre tarot Empty Algo interessante sobre tarot

Mensagem  Nimrod Alexander Seg Ago 06, 2012 6:13 pm

No tempo em que eu estava fuçando o tarot e postando sobre o da vertigo eu percebi algo interessante, percebi um padrão interessante, pra ser exato na ordem dos arcanos que possa a ajudar a entender um sentido mais interessante das cartas, após a analise percebi o seguinte padrão, retirando o bobo, cada carta vêm em em duplas, mostrando de certa forma os dois lados da mesma força e sentido, possivelmente as duas polaridades, talvez o lado feminino e masculino das coisas.

O mago e a sacerdotisa - Ambos possuem a mesma característica, o mago seria o conhecedor do oculto, mas num sentido mais masculino, buscando as coisas através de muito estudo e de uma forma, enquanto que a sacerdotisa seria uma conhecedora do oculto num sentido mais feminino, mais silencioso e passivo.

A imperatriz e o imperador- Mostram dois lados do poder econômico, a imperatriz crítica e esbanjando, e o imperador com seus assuntos em busca de poder político, e com isso sua mania em ordem.

O hierofante e os amantes- Que começou a mostrar coisas interessantes, o hierofante abandonou sua vida para seguir o caminho religioso, enquanto que os amantes são a união de duas pessoas.

O carro e a força- Os dois lados do desejo e como impôr, o carro pela força e de um modo mais ativo, e a força pela sutileza e passividade.

O eremita e a roda da fortuna- o eremita faz seu próprio destino e vai pra onde quiser, a roda da fortuna é uma mudança na sorte que não é controlável.

A justiça- Essa é a carta do meio, faz mais sentido ser ela neutra.

O enforcado e a morte- Os dois mostram mudanças, mas o enforcado é uma carta estranhamente mais relacionado com a vida, e a morte com a morte.

A temperança e o diabo- A temperança mostrando o equilíbrio dos atos, e o diabo mostrando onde o desequilíbrio iria ter como resultado.

A torre e a estrela- A torre é a destruição, e a estrela uma carta de esperança.

Lua e sol- Essa não preciso explicar.

Julgamento e o mundo- Outras duas com um certo padrão também.

Nimrod Alexander
Nimrod Alexander
Moderador

Cavalo Mensagens : 212
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 33
Localização : João Pessoa - Pb

Ir para o topo Ir para baixo

Algo interessante sobre tarot Empty Re: Algo interessante sobre tarot

Mensagem  Nimrod Alexander Seg Ago 06, 2012 6:16 pm

E por último que eu não notei, o louco seria uma carta que diferente das outras.
Nimrod Alexander
Nimrod Alexander
Moderador

Cavalo Mensagens : 212
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 33
Localização : João Pessoa - Pb

Ir para o topo Ir para baixo

Algo interessante sobre tarot Empty Re: Algo interessante sobre tarot

Mensagem  Andarilho do Horizonte Sáb Ago 11, 2012 9:00 pm

O louco e a justiça, anarquia e ordem. rs
Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algo interessante sobre tarot Empty Re: Algo interessante sobre tarot

Mensagem  mindstream Seg Fev 18, 2013 3:10 pm

Interessante, mas eu vejo a coisa de outro ângulo...

Há, sim, indícios dessas polaridades dentro do tarot, mas não acho que os pares são formados nessa ordem cronológica como você expôs.

A consorte do Mago, por exemplo, não seria a Sacerdotisa, e sim a Força, (que em alguns tarots costumava ser o numero 11, 1 e 1); se você notar, em muitos baralhos ela é representada com o símbolo do infinito sobre a cabeça (exatamente como o mago). Ao meu ver a Força é a Vontade do Mago, aquilo que sem ela o Mago não seria nada além de um bobo balançando uma varinha.

A Sacerdotisa seria a consorte do Hierofante, ela sendo a sabedoria espiritual que fica oculta (eSotérica), que se acessa atraves da intuição, e o Hierofante aquele que possui essa sabedoria espiritual e a difunde entre suas "ovelha" (eXotérica).

Os Amantes, no caso, raramente quer dizer união entre duas pessoas, seu significado mais evidente é a dúvida; esse arcano geralmente se apresenta em um jogo quando há mais de um caminho para ser escolhido e você precisa abdicar de um deles deixando coisas pra trás.

O Carro, ao meu ver, é o pólo oposto do Enforcado, sendo este a depressão, a estagnação, e aquele a euforia e as coisas em movimento, a vitória que chega muito rápido.

Agora, uma visão bem minha, que tive meditando sobre a Estrela, é que ela é aquilo que o Eremita busca em sua jornada: veja bem, o Eremita é um lobo solitário que vaga na busca do seu autoconhecimento, de unir seu ego ao seu Self... Quando Crowley diz que "todo homem e toda mulher é uma estrela" ele quer dizer que somos indivíduos únicos com sua própria órbita (algo assim)... a Estrela, no caso, seria o Self que o Eremita busca encontrar; a individuação; o tornar-se quem se é... talvez a Estrela estando dentro daquela lanterna que ele carrega... mas essa pira já é meio viajada.

A justiça pode ser pareada ao julgamento, onde o julgamento é a sua ética pessoal, e a justiça é a moral social que te faz pagar quando você age fora de uma lei maior (mesmo que estivesse dentro da sua própria lei individual - julgamento).

Já que falei sobre "acerto de contas", eu vejo a Roda da fortuna como o Karma, e desse modo eu acho que ela daria um bom par com os Amantes, que são as escolhas tomadas; vc faz sua escolha nos Enamorados e espera pelas consequencias que virão na Roda da Fortuna (não boas nem más, apenas consequencias);

A Torre pra mim se casa com o mundo, onde na torre você desconstrói para adentrar um novo mundo livre de velhos paradigmas e pronto para ser reconstruído.

Concordo com você quanto ao resto, especialmente na questão de colocar o Diabo do lado da Temperança.
mindstream
mindstream
Novato
Novato

Tigre Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/02/2013
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Algo interessante sobre tarot Empty Re: Algo interessante sobre tarot

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos