Via Sinistrae
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

3 participantes

Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Qui Ago 23, 2012 10:21 am

MACERAÇÃO: Pegue um recipiente, coloque as ervas e amasse-as, como se estivesse fazendo uma caipirinha, para que todo o sumo da erva saia, depois acrescente água e banhe-se dos ombros para baixo.

Há muitos Zeladores de Santo que preferem também, ferver a água e a erva juntas, outro preferem colocar tudo dentro do liquidificador e bater, para ter o máximo de aproveito do sumo da folha, mas antigamente eram feito somente por infusão e maceração.

A forma tradicional seria o esfregar das folhas entre as mãos e a água do banho, até que as mesmas estejam completamente amaçadas e arranhadas para se tirar o sumo das mesmas.

F: Sabedoria popular.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Andarilho do Horizonte Dom Ago 26, 2012 12:17 pm

Detalhe, pessoas com o corpo sujo (sexo, bebidas ou carnes pesadas) e mulheres de corpo aberto (menstruadas) não podem fazer isso.

Lembrando que pro candomblé, existe uma oração a Ossain para despertar o poder das folhas.
Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Dom Ago 26, 2012 5:38 pm

Andarilho do Horizonte escreveu:Detalhe, pessoas com o corpo sujo (sexo, bebidas ou carnes pesadas) e mulheres de corpo aberto (menstruadas) não podem fazer isso.

Lembrando que pro candomblé, existe uma oração a Ossain para despertar o poder das folhas.

Poxa sério, nunca me disseram isso, achei legal, pode nos passar então essa oração, assim fazemos a coisa mais certinha!!!!

Abraços cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Duvilierz Seg Ago 27, 2012 8:15 am

O auxilio a Ossain no candomblé já é utilizado desde á colheita da folha, pedindo permissão a mesma para retirar a folha de seu habitat junto com as suas propriedades energéticas. Eu particularmente nunca colho uma planta sem antes "acorda-lá".

A oração eu conheço uma em Yorubá, mas como aprendi de "boca a orelha" não conheço a grafia correta... Não sei se poderia ser de alguma ajuda... pode ser que o Andarilho conheça.

Espero ter ajudado Very Happy
Duvilierz
Duvilierz
Neófito
Neófito

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Seg Ago 27, 2012 10:18 am

Duvilierz escreveu:O auxilio a Ossain no candomblé já é utilizado desde á colheita da folha, pedindo permissão a mesma para retirar a folha de seu habitat junto com as suas propriedades energéticas. Eu particularmente nunca colho uma planta sem antes "acorda-lá".

A oração eu conheço uma em Yorubá, mas como aprendi de "boca a orelha" não conheço a grafia correta... Não sei se poderia ser de alguma ajuda... pode ser que o Andarilho conheça.

Espero ter ajudado Very Happy

Mas valeu mesmo assim vou ver se acho alguma, ver se alguém passa pra ajudar rsrsrsr cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Seg Ago 27, 2012 10:54 am

....


Última edição por ocult em Seg Set 17, 2012 11:45 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  MAGGOBRANCO Seg Ago 27, 2012 7:46 pm

Também tô curioso pela oração... meus extratos geralmente levam álcool de cereais...
MAGGOBRANCO
MAGGOBRANCO
Moderador

Dragão Mensagens : 320
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 83
Localização : Dream's Valley

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Ter Ago 28, 2012 8:40 am

MAGGOBRANCO escreveu:Também tô curioso pela oração... meus extratos geralmente levam álcool de cereais...


Tbm fiquei curiosa Mago Branco, inclusive com a história de acordar as plantas..........
Mas legal saber que vc utiliza a forma de Tintura rsrsrsr

Eu geralmente antes de cortá-las peço licença e já aviso a planta porque estou retirando um de seus talos ou folhas, mas nunca acordei uma planta eu acho!!!



Shocked

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Mais algumas considerações

Mensagem  Convidad Ter Ago 28, 2012 9:01 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

INFUSÃO

Para partes macias das plantas, folhas e flores, coloca-se a erva triturada, em recipiente de porcelana, ou de barro, ou ainda, de vidro, despejando água fervente, deixando em repouso por 15 minutos, coberta por um pano branco.

DECOCÇÃO

Para madeiras, raízes, sementes, caules ou partes duras das plantas. Pega-se um recipiente e coloca-se a planta junto com a água fria e leve ao forno, dependendo da planta, por 10, 20 ou 30 minutos.
Existe um termo “decoto de meio”, que significa deixar a água fervendo até que se reduza a metade de seu volume, depende da indicação.

MACERAÇÃO

Principalmente para folhas e flores. Coloca-se uma erva triturada já em recipiente de porcelana, despejando água fria, cobre-se o recipiente, deixando-o repousar em local fresco, por um ou mais dias, dependendo da indicação.
Este preparo permite uma maior duração.
A maceração também é feita com vinho, álcool, óleo, azeite.

Mas lembrando que quando se trata de banhos, melhor a água quente ou morna agradável ao corpo para o banho.


COAGEM

Deve ser feita sempre em filtro de algodão ou linho.
Também podem ser usados coadores descartáveis.

TINTURA

É preparada colocando as ervas em imersão no álcool, principalmente o de cereais.

Coloque a erva triturada em vidros, de preferência âmbar, até 30% do volume, adicione o álcool até completar 90% e complemente os 10% restantes com água destilada. Guarde o vidro em local escuro ou enterre-o por 20 ou 30 dias.

UNGUENTOS

Para uso externo. Três partes do sumo fresco da erva a ser utilizada, para cada 10 partes de gordura vegetal. Cozinhar em banho-maria durante uma hora.

COMPRESSAS

Para ferimentos, batidas. Lava-se bem a planta, antes de aplicar nas feridas, espreme-se a planta diretamente sobre a pele, coloca-se a planta sobre a pele e amarra-se com uma faixa. Podem ser feitas compressas com chás e tinturas, neste caso é recomendado utilizar um pano de algodão dobrado três vezes, embebido no líquido e colocar em cima com um pano seco.

PÓS

Cascas e rizomas podem ser reduzidos a pó. Neste caso elas devem estar bem secas e serem piladas.

XAROPES

Erva seca ou verde triturada, adiciona-se uma xícara de água fervente, deixando em repouso por 2 horas, filtrar, colocando na proporção de um para um, mel ou açúcar mascavo derretido. Pode ser adicionado extrato de própolis para conservar.

BANHOS

Podem ser preparados por infusões e macerações à frio ou a quente.

DEFUMAÇÕES

O efeito é sempre melhor se utilizarmos com o material mágico apropriado. Conchas e turíbulos com carvão.


Observação:
As plantas nascidas no seu próprio habitat, possuem uma força maior do que as cultivadas. Como orientam nossos mentores, a planta que cresce naturalmente no seu próprio jardim é aquela que veio para cura-lo. . Quando vamos colher as plantas, precisamos estar atentos se não estamos muito próximos ao asfalto, porque a erva pode estar afetada pelos gases dos automóveis, verificar se na área existe o uso de agrotóxicos.

drunken

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Banhos da ramificação em Yorubá linguagem e Santos.

Mensagem  Convidad Ter Ago 28, 2012 9:07 am

- Babosa - aloe vera - exú - (ipòlerin, ipè erin)
- Melão são caetano-momordica charantia(oxumare,nanã) -èjìnrìn, wéwé
- Saião/Folha da costa- kalanchoe brasiliensis (oxala) - òdundún, elétí
- Erva de santa luzia - pistia stratoides (stratiotes) (osun) - ójuóró
- Nenúfar/lótus - nymphaea (lótus) alba (osun) - òsíbàtà
- Pimentinha dágua/Jambu - spilanthes acmella (filicaulis) (osun) - éurépepe, awere pepe, ewerepèpè
- Akòko - newbouldia laevis (osayn)
- São gonçalinho - cassiaria sylvestris (ogum, oxossi) - alékèsì
- Sete sangrias - cuphea balsamona (obaluaie) - àmù
- Tapete de oxala(boldo) - peltodon tormentosa (oxala) - ewé bàbá
- Bete cheiroso - piper eucalyptifolium (oxala) - ewé boyi
- Goiabeira - psidium goiava (oxossi, ogun) - àtòrì, gúábà
- Mamona - ricinus communis (exu, ossain) - lárà funfun, ewé lará
- Mamona vermelha - ricinus sanguneus (làrá pupa) - exu, ossain
- Peregun - dracaena fragans (ogun, oyá) - pèrègún
- Alumon - vernonia bahiensis (amugdalina)(ogun) - ewúro jíje
- Carqueja - borreria captata (oxosi) - kànérì
- Umbauba/embaúba - cecropia palmata (agbaó/agbamoda) -nanã, xangô, oyá (vermelha)
- Perpetua - alternanthera phylloxeroides (seu) - èkèlegbárá
- Gameleira branca - ficus maxima (tempo, sango) - ìrokó
- Canela de velho - molonia albicans (obalu)
- Macassá - tanacetum vulgaris - oxum, oxalá
- Melissa - melissa oficinalis - oxum
- Kitoko - pluchea quitoco (obalu ) xango
- Para raio/cinamomo - melia azeoarach - oyá - ekéòyìnbó
- Beti branco/agua de alevante - renealmia occidentalis sweet - kaia, oxalá
- Alfavaca(erva doce) - ocimum guineensis - oxalá - efínrín èrùyánntefé
- Folha da fortuna - bryophylum (eru oridundun, àbá modá)- exu
- Espada de yansã - rhoeo - oyá (ewé mesán)
- Aroeira branca - litrhea - ogum
- Poejo -mentha sp - (olátoríje)
- Erva prata
- Picão - elésin máso
- Patchouli - (ewé legbá) exu
- Anis - clausena anisata -oyá (agbásá, àtàpàrí òbúko)
- Aroeira - schinus sp - ogum
- Alecrim - rosmarinus officinais -oxossi - (sawéwé)
- Araça - psidium sp - oxossi - (gúrófá)
- Guiné - petiveria alliacea (ojusaju) - oxossi
- Louro - laurus nobilis - (ewe asá) ossain
- Macela
- Língua de vaca - rumex sp (enuum malu) - obá, oyá
- Alevante - menta sp - (olátoríje)ogum/exu
- Amoreira - rubus sp(morus celsa) - egun, oyá
- Dormideira - mimosa púdica
(owérénjèjé, pamámó àlùro- caxixi) - oxumare
- Pata de vaca - bauhinia forficata
- Colônia/lírio de brejo - hedychium coronarium (toto) - oxalá
- Jibóia - jokónije
- Canfora
- Alfazema - ewe danda - oxum
- Algas marinhas - fucus - (ewe kaiá) - yemanjá.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Ter Ago 28, 2012 10:25 am

Andarilho do Horizonte escreveu:Detalhe, pessoas com o corpo sujo (sexo, bebidas ou carnes pesadas) e mulheres de corpo aberto (menstruadas) não podem fazer isso.

Lembrando que pro candomblé, existe uma oração a Ossain para despertar o poder das folhas.

Achei uma dele que achei bem interessante..... corrige pra gente se estiver errado ok!!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Oração de Katendê (Ossain).

Meu Pai, Meu mestre
Meu Senhor do Desconhecido!

Que as encruzilhadas das dúvidas sejam afastadas de minha vida.
Que o seu pássaro voe....
Á chegada de meu espírito!

Meu Pai, Meu Mestre e Senhor das Folhas:

Que as folhas do outono possam alegrar a minha alma!

Que as folhas da primavera possam enfeitar meu destino!

Que as folhas do inverno cubram-me com sua proteção!

Que as folhas do verão tragam-me sabedoria e conforto!

Meu Pai, Meu Mestre e Senhor das Curas!

Que seu pássaro cante 3 vezes para levar a minha saudade;
Que seu pássaro cante 7 vezes para levar a minha dor;
Que seu pássaro cante eternamente para receber o seu amor!

Que as folhas de Ossain forneçam o bálsamo revitalizante que restaure minhas energias, mantendo minha mente e meu corpo são! Ewe Ossain!

F: Coletânea Tata Gongofila.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Duvilierz Qua Ago 29, 2012 8:41 am

Interessante! essa eu nunca tinha visto ^^

Bom, em relação ao "acordar" a planta significa bater delicadamente três vezes a mão na planta antes de colhe-la, e junto à isso pedir permissão a Ossain para a retirada dela junto com as suas propriedades energéticas.
Duvilierz
Duvilierz
Neófito
Neófito

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Qua Ago 29, 2012 8:56 am

Duvilierz escreveu:Interessante! essa eu nunca tinha visto ^^

Bom, em relação ao "acordar" a planta significa bater delicadamente três vezes a mão na planta antes de colhe-la, e junto à isso pedir permissão a Ossain para a retirada dela junto com as suas propriedades energéticas.


Legal essa, já tinha ouvido em bater três vezes, mas ainda não sabia o porque rsrsrs
Valeu!!!! Razz

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  MAGGOBRANCO Qua Ago 29, 2012 1:41 pm

Eu converso e peço permissão ao elemental da planta, explicando o motivo do procedimento com a planta, já que o elemental entende que é para o bem e permite que os princípios ativos da planta trabalhem em sua totalidade em benefício da saúde do ser que vai ser tratado... pensem na reação de um elemental que é despedaçado, triturado, moído ou cozido sem entender o motivo... um chá de hortelã pode te dar uma dor de barriga dos diabos...

Passei uma catapora tardia, que poderia ter sido grave por causa da minha idade, e os sintomas foram muito amenizados graças às plantas e aos remédios que eu fiz, já que não tem tratamento específico para esse mal, daí eu apelei para o poder das plantas... e deu certo... não tive infecções, coceira, feridas grandes nem cicatrizes... apenas aquelas porcarias de bolhas e febre normal...


É só respeitar os elementais, que eles entendem e ajudam os humanos com muito prazer!!!
MAGGOBRANCO
MAGGOBRANCO
Moderador

Dragão Mensagens : 320
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 83
Localização : Dream's Valley

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Duvilierz Qua Ago 29, 2012 10:05 pm

MAGGOBRANCO escreveu:Eu converso e peço permissão ao elemental da planta, explicando o motivo do procedimento com a planta, já que o elemental entende que é para o bem e permite que os princípios ativos da planta trabalhem em sua totalidade em benefício da saúde do ser que vai ser tratado... pensem na reação de um elemental que é despedaçado, triturado, moído ou cozido sem entender o motivo... um chá de hortelã pode te dar uma dor de barriga dos diabos...

Passei uma catapora tardia, que poderia ter sido grave por causa da minha idade, e os sintomas foram muito amenizados graças às plantas e aos remédios que eu fiz, já que não tem tratamento específico para esse mal, daí eu apelei para o poder das plantas... e deu certo... não tive infecções, coceira, feridas grandes nem cicatrizes... apenas aquelas porcarias de bolhas e febre normal...


É só respeitar os elementais, que eles entendem e ajudam os humanos com muito prazer!!!


Por nada Thathy *-*


É isso mesmo, respeito com a natureza e tudo o que ela engloba já ajuda e muito em nossos trabalhos ^^
Duvilierz
Duvilierz
Neófito
Neófito

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Andarilho do Horizonte Ter Set 04, 2012 3:54 pm

Thathyany escreveu:

Poxa sério, nunca me disseram isso, achei legal, pode nos passar então essa oração, assim fazemos a coisa mais certinha!!!!

Abraços cheers [color=red]

Tathy, desculpa aí, mas o Duvilierz sabe ainda mais que eu, essas orações se recebe quando o Pai de santo vê que vc tem mão-de-folha e eu nunca fui iniciado, então não tenho a oração. =S

Mas faço como o Maggo, converso com a planta e peço sua permissão. mas existe algo como:
"Folha, acorde, folha cumpra sua função." que meu pai me fala, mas ele faz isso no sério e Yorubá, então eu fico de pista. rs

De qualquer forma, mesmo que vc não saiba a tal oração bonitinha no idioma dos Orixás, natureza é natureza e trabalha com suas vibrações. Tenha respeito e amor pelo ser que está te dando uma parte dele pro seu bem e tudo fica de boa.

Occult, sou doutor nada não rapá, só um filho mal criado de Pai de santo mesmo. xD

Tópico 10 galera.
Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Duvilierz Qua Set 05, 2012 8:13 am

^^

Que isso pô! Eu num sei não, também sou um filho vagabundo de mãe de santo. pra vc ter idéia, eu fui iniciado novinho, mas só comecei a me interessar agora pela "mágica" toda agora com quase 19 anos... ou seja eu perdi muita coisa. O que eu sei mesmo é só o bááásico hehe!

Mas mesmo assim obrigado, e espero poder ajudar com o que for preciso.
cheers
Duvilierz
Duvilierz
Neófito
Neófito

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Qua Set 05, 2012 8:20 am

Duvilierz escreveu:^^

Que isso pô! Eu num sei não, também sou um filho vagabundo de mãe de santo. pra vc ter idéia, eu fui iniciado novinho, mas só comecei a me interessar agora pela "mágica" toda agora com quase 19 anos... ou seja eu perdi muita coisa. O que eu sei mesmo é só o bááásico hehe!

Mas mesmo assim obrigado, e espero poder ajudar com o que for preciso.
cheers


Agradeço mais uma vez Gentem, valeu!!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Convidad Qua Set 05, 2012 8:21 am

Andarilho do Horizonte escreveu:
Thathyany escreveu:

Poxa sério, nunca me disseram isso, achei legal, pode nos passar então essa oração, assim fazemos a coisa mais certinha!!!!

Abraços cheers [color=red]

Tathy, desculpa aí, mas o Duvilierz sabe ainda mais que eu, essas orações se recebe quando o Pai de santo vê que vc tem mão-de-folha e eu nunca fui iniciado, então não tenho a oração. =S

Mas faço como o Maggo, converso com a planta e peço sua permissão. mas existe algo como:
"Folha, acorde, folha cumpra sua função." que meu pai me fala, mas ele faz isso no sério e Yorubá, então eu fico de pista. rs

De qualquer forma, mesmo que vc não saiba a tal oração bonitinha no idioma dos Orixás, natureza é natureza e trabalha com suas vibrações. Tenha respeito e amor pelo ser que está te dando uma parte dele pro seu bem e tudo fica de boa.

Occult, sou doutor nada não rapá, só um filho mal criado de Pai de santo mesmo. xD

Tópico 10 galera.



rsrsrsr Valeu tbm Andarilio rsrsrsr Razz

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Andarilho do Horizonte Qui Set 06, 2012 11:41 am

Duvilierz escreveu:^^

Que isso pô! Eu num sei não, também sou um filho vagabundo de mãe de santo. pra vc ter idéia, eu fui iniciado novinho, mas só comecei a me interessar agora pela "mágica" toda agora com quase 19 anos... ou seja eu perdi muita coisa. O que eu sei mesmo é só o bááásico hehe!

Mas mesmo assim obrigado, e espero poder ajudar com o que for preciso.
cheers

Acontece brother. Meu caso é incompatibilidade de genios mesmo. xD meu velho e eu somos iguais d+ pra nos darmos bem, se vc me entende.

De qualquer forma,vc pode dar uma caçada na net e procurar uma reza que pareça com o que vc escutou. =P

Andarilho do Horizonte
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 215
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos  Empty Re: o que seria maceração na Umbanda co relação aos Banhos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos