Via Sinistrae
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO FAZER UM LIVRO DAS SOMBRAS.

2 participantes

Ir para baixo

COMO FAZER UM LIVRO DAS SOMBRAS. Empty COMO FAZER UM LIVRO DAS SOMBRAS.

Mensagem  BENNY Dom Jun 30, 2013 2:36 pm

Caros confrades pesquisando na internet acabei achando um site no qual ensinava fazer livros com aspectos antigos, baseada nisso mãos à obra e fui fazer meu próprio Livro Das Sombras, queria algo verdadeiramente meu e o fiz manualmente para que fosse único.<br /><br />Então resolvi por mãos á obra e comecei por fazer um pequeno projeto de como desejava meu livro. Primeiro decidi a quantidade de paginas que teria , eu decidi fazer com uma resma de papel inteira (500 folhas) o que faz um livro enorme ! Mas era assim mesmo que eu queria.Como eu queria personalizar decidi fazer um desenho para imprimir em todas as páginas com símbolos especialmente escolhidos por seu significado, fica muito bonito mas também mandar fazer a impressão numa tipografia fica um pouco caro mas gostei do resultado.<br /><br /><strong><font color=[/img]Vamos á parte prática...

Pequei folhas de papel A4 e as dobrei formando montinhos que as tornaram menores no tamanho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para criar os furos por onde passaria a linha que deixaria as folhar mais juntas usei uma parafuseira com uma broca fina e furei as bordas dos montinhos de folhas até todos estarem furados na mesma direção e com a mesma quantidade de furos. Depois usei linha de crochê branca, dobrei a linha passando na agulha grossa e passei as linhas nos buracos das folhas as deixando bem unidas. Quando a linha estiver bem apertada passe cola branca para madeira por toda a borda para que fique bem colada uma folha a outra.

ATENÇÃO: QUANDO PASSAR A LINHA APERTE BEM PARA ISSO CONVÉM SER UMA LINHA BEM RESISTENTE, SE A LINHA PARTIR TEM DE RETIRAR E PASSAR OUTRA.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando colocar cola na borda das folhas também fui botando algumas ligaduras ou gases daquelas fininhas de rede  de algodão para certificar que ficavam bem presas e resistentes.
Ao acabar este passo de fazer o miolo do livro é necessário verificar se as folhas ficaram certas.


CAPA

Cortei a capa maior que as folhas para que as folhas ficassem mais recolhidas, pois assim ficariam mais protegidas. Cortando 2 peças ,a frente e o fundo da mesma medida. Na lateral do livro irá variar conforme a sua expessura. É preciso ter em atenção no espaço entre as duas partes da capa com o centro  pois se não derem espaço suficiente a capa não irá fechar e abrir em condições para puderem manusear o livro. Escolham um tecido ou cartolina para colarem na parte de fora das peças para juntar as 3 peças aqui demonstradas. Eu escolhi pôr uma cartolina mas voltei a reforça-la com as ligaduras de algodão e cola branca para ficarem bem reforçadas. Quanto á parte exterior escolha qual o material desejado pode usar cartolina preta , tecido etc... Eu escolhi veludo preto para o meu livro. Então comecei por recortar o tecido para aplicar e ao cortar o tecido é necessário cortar um pouco maior do que a capa (uns 5 cm a mais)pois terá que ser dobrado para dentro para fazer o acabamento. Recorte os cantos  do tecido para ficar mais perfeito. Dobre as margens e cole muito bem colado. Quanto ao interior da capa é peciso botar uma cartolina na parte de dentro para ficar bonito (eu escolhi papiro)
Recorte 1cm a menos da capa para ficar um bonito rebordo como acabamento. Cole tudo com muito cuidado para que fique direito.
Agora já tem as duas partes necessárias para acabar o livro ou seja o miolo e a capa do livro. Então vamos colar a lombada do livro diretamente no centro da capa, para esta fase é bom que utilize uma boa cola. Deixe secar. Quando estiver bem seco poderá então manusear seu livro e pensar em como o vai enfeitar. Use sua imaginação e faça algo que tenha a ver consigo que lhe diga algo de especial, pode enfeitar com fitas,couro, cristais,madeiras,fazer colagens com o que quiser." />
BENNY
BENNY
Novato
Novato

Rato Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/06/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COMO FAZER UM LIVRO DAS SOMBRAS. Empty Re: COMO FAZER UM LIVRO DAS SOMBRAS.

Mensagem  Cuica Le Pi Dom Jul 21, 2013 3:53 pm

Muito interessante essa ideia de elaborar seu próprio material para registros!  Você teria imagens do resultado final?
Cuica Le Pi
Cuica Le Pi
Novato
Novato

Macaco Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/07/2013
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos